10 maio 2015

Atividade em Grupo - Trabalho em Equipe

Uma das premissas importantes em um ambiente empresarial é a de saber se relacionar com pessoas de uma forma saudável.

Mais do que isso, o trabalho em equipe é  fundamental para que os resultados e objetivos sejam alcançados.  Neste sentido, no dia 31 de Março realizamos uma atividade muito interessante relacionada a formação de equipe.

Fomos divididos em grupos de 4 e 5. Na primeira parte da aula, cada integrante do nosso grupo relacionou e comentou a respeito das suas 5 características positivas e 5 negativas.

Como resultado final, identificamos as mais importantes para o trabalho em equipe ser bem realizado. São elas:

Companheirismo / Compreensão / Foco / Determinação / Tempo / Criatividade
 
 
 
Na segunda parte da atividade em grupo, deveríamos construir o edifício mais alto somente com folha de papel sulfite e fita adesiva. Mais uma vez, o trabalho em equipe foi fundamental para que esta ação fosse realizada.

Dividimos a nossa equipe como se fosse em uma linha de produção. Cada um ficou responsável pelo seu setor. O trabalho foi bem gratificante e desafiador, uma vez que o tempo para a realização da atividade era curto e os recursos eram escassos. Valeu a pena.



Atividade em Grupo - Primeira produção


A nossa primeira atividade em Grupo foi realizada no dia 18 de Março.

Realizamos a produção de uma reportagem para uma rádio jornalística. Optamos pela Rádio CBN.

A proposta do trabalho foi a de comunicar ao ouvinte de forma imparcial, a notícia referente ao Movimento das Manifestações contra o Governo Federal realizadas em todo o Brasil no dia 15 de Março de 2015.

Todos os integrantes do grupo participaram e contribuiram para a realização do trabalho. No final, fomos todos ao estúdio realizar a gravação.

O resultado foi este.

Danilo Savoi


História - Audiovisual

Basicamente, pode-se se estruturar três momentos da história da evolução dos recursos audiovisuais. São eles:

1. Tecnologias de fabricação de imagen;
2. Tecnologias de visualização de imagens;
3. Tecnologias de produção e reprodução sonoras.

Efetiamente, somente com o surgimento das tecnologias de produção e reprodução sonoras possibilitou-se o início dos recursos audiovisuais.

Primeira Geração - Década de XIX
Tivemos grandes invensões neste século. Dentre elas:

Fonógrafo de Edison, inventado em 1877 por Tomas Edison:
Aparelho Fotográfico de Niépce
Cinematógrafo  dos irmãos Lumiere
Emissor de Ondas de Rádio de Marconi.


Fonógrafo de Thomas Edison



Aparelho Fotográfico de Niépce


Cinematógrafo dos Irmãos Lumiére


Rádio de Marconi

Segunda Geração
Época da Segunda Grande Guerra. Devido a isso, houve uma aceleração no processo tecnológico e consequetemente na necessidade comunicar para o máximo de pessoas possível. Eis que surge a comunicação em massa e seus veículos, em principal o radio e a televisão.

Terceira Geração
Cada vez mais os meios para registros e produção de imagens tornaram-se acessíveis ao público consumidor tais como camêras fotográficas menores, video cassetes, filmadoras de video, primeiros computadores, entre outros.

Quarta Geração
Em decorrência das novas tecnologias cada vez mais acessíveis, tais como internet e celulares, os conteúdos e as produções audiovisuais passaram a serem interativas e colaborativas. Todos tem acesso e podem produzir.

Danilo Savoi


Conceito - Audiovisual

 
Conceito
 
Basicamente, o conceito de audiovisual é a ação que busca estimular os sentidos da visão e audição simultaneamentes. Este conceito é comum em qualquer mensagem, comunicação ou material).
 
Os componentes visuais são imagens, fotos, desenhos e os sonoros são músicas, efeitos e trilhas. A união destes dois componentes durante a ação é o que chamamos de recursos audiovisuais. Assim, podemos citar como exemplos de comunicação audiovisual o cinema, animações e diversas produções em vídeos.
 
 
 
O termo audiovisual surgiu pela primeira vez na década de 30, quando houve a transição do cinema mudo para o cinema falado. Desde então, este conceito somente evoluiu, especialmente com o advento da televisão e mais recentemente com a Internet e o lançamentos de outras plataformas de comunicação.
 
Veja a seguir um exemplo de produção audiovisual (vinheta) realizado para a Feira Audiovisual no Rio 2008:
 
 
Danilo Savoi
 
 
 


07 maio 2015

Comunicação de Massa e Indústria Cultural
 
 
A dissiminação de informações por meio de jornais, revistas, emissoras de rádio, televisão e internet, na qual abrange uma grande quantidade de receptores ao mesmo tempo, é chamada de comunicação em massa.
 
Podemos dizer que este tipo de comunicação possui um alto poder de persuasão e mídia sobre os seus expectadores.
 
Ou seja, o  objetivo é o de atingir o máximo de pessoas ou todo tipo de público a partir de um esforço de comunicação menor.
 
A comunicação em massa dita regras, desejos, interesses e principalmente fomenta e suporta o consumo.
 
 
 
E esta comunicação é também suportada pela Indústria cultural.
 
 Sua origem ou este termo foi concebido pelos estudiosos da Escola de Frankfurt, em especial Theodor Adorno e Max Horkheime.
 
Em suma, o principal papel da indústria cultural é e foi  de transformar ou idealizar produtos de arte em produtos de consumo, sustentado pelos veículos de massa.
 
Ambas caminham juntas, na busca pelo retorno financeiro, de imagem, reconhecimento e especialmente do consumo.
 
Danilo Savoi