07 maio 2015

Comunicação de Massa e Indústria Cultural
 
 
A dissiminação de informações por meio de jornais, revistas, emissoras de rádio, televisão e internet, na qual abrange uma grande quantidade de receptores ao mesmo tempo, é chamada de comunicação em massa.
 
Podemos dizer que este tipo de comunicação possui um alto poder de persuasão e mídia sobre os seus expectadores.
 
Ou seja, o  objetivo é o de atingir o máximo de pessoas ou todo tipo de público a partir de um esforço de comunicação menor.
 
A comunicação em massa dita regras, desejos, interesses e principalmente fomenta e suporta o consumo.
 
 
 
E esta comunicação é também suportada pela Indústria cultural.
 
 Sua origem ou este termo foi concebido pelos estudiosos da Escola de Frankfurt, em especial Theodor Adorno e Max Horkheime.
 
Em suma, o principal papel da indústria cultural é e foi  de transformar ou idealizar produtos de arte em produtos de consumo, sustentado pelos veículos de massa.
 
Ambas caminham juntas, na busca pelo retorno financeiro, de imagem, reconhecimento e especialmente do consumo.
 
Danilo Savoi